As conversas sobre a Epic Games Store frequentemente se baseiam em um ponto central de disputa: está promovendo a concorrência com o Steam ou é prática de lançar lançamentos exclusivos de jogos "anti-consumidor" porque impede que eles sejam lançados no Steam, a plataforma preferida (ou pelo menos hábito) para a maioria dos jogadores de PC? O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, acredita que é o primeiro.
Em uma entrevista à Edge Magazine (via GamesRadar), Newell disse que "todo mundo se beneficia da competição a longo prazo, embora possa ser difícil chegar lá."
Curiosamente, Newell disse que não é a competição que incomoda a Valve, mas tenta acabar com isso. Newell fez referência à loja da Apple, mas o comentário também pode ser visto como um tiro silencioso contra a Epic, que seleciona com muito cuidado o que permite em sua loja. A Valve adota uma abordagem completamente oposta ao Steam, permitindo acesso quase irrestrito aos desenvolvedores.
Embora Gabe Newell não tenha dito que a Epic a estimulou diretamente a melhorar o Steam, 2019 foi um ano muito ativo para a Valve. Ela lançou a nova biblioteca Steam, depois de anos de trabalho, o Steam Remote Play e o Remote Play Together, atualizou suas ferramentas de descoberta e criou o Steam Labs para experimentar ainda mais coisas experimentais e fez mais nos bastidores para os desenvolvedores.