Shadow of the Erdtree continua com os mesmos problemas do jogo base, afirma Digital Foundry

Shadow of the Erdtree continua com os mesmos problemas do jogo base, afirma Digital Foundry

Apesar do sucesso do jogo, canal critica falta de investimento da FromSoftware em melhorar a parte técnica.
#Games Publicado por Vinicius, em

Recentemente tivemos o lançamento da aguardada expansão Shadow of the Erdtree para Elden Ring. Apesar da recepção bastante positiva do jogo, parece que tecnicamente o jogo continua com alguns problemas.

Com o jogo base tendo sido lançado com problemas técnicos tanto no PC quanto consoles, era esperado que dois anos depois a DLC trouxesse melhorias. No entanto, de acordo com o canal Digital Foundry, os problemas persistem.

Leia Também:

  1. Surgem detalhes e imagens do cancelado Keystone do Xbox
  2. A Way Out alcança 9 milhões de cópias vendidas

Com os problemas no console e no PC em mente, vale a pena mencionar que Elden Ring tem sido um enorme sucesso financeiro para a FromSoftware, e parece estranho que o dinheiro não tenha sido reinvestido nos últimos dois anos para melhorar o polimento técnico do jogo no PC e consoles. Esta crítica vem de um respeito genuíno pelo que a FromSoftware alcançou na série Souls; poucos desenvolvedores se igualam à arte deste estúdio na construção de mundos e no combate 3D. Mas em todas as plataformas, vemos uma desenvolvedora que ignora continuamente os principais problemas técnicos.

YUd3TG1pV1BHTzA=

No PS5, as constantes quedas abaixo de 60fps continuam acontecendo no modo performance, mesmo rodando em uma resolução dinâmica. Em algumas áreas o jogo costuma ficar constantemente na casa dos 50fps, o que ao menos TVs com VRR conseguem disfarçar. No entanto, locais mais exigentes chegam a ter quedas para 40fps, o que começa a ser notável para o jogador.

Mesmo no modo com Ray Tracing as quedas continuam sendo constantes, em alguns casos caindo até para menos de 30fps. O FPS baixo também faz com que o VRR não seja viável para ajudar.

Resumindo, aparentemente nenhum bom progresso foi feito no PS5 depois de dois anos. Tendo em conta que a desenvolvedora FromSoftware produziu desde então Armored Core 6 com problemas de framerate semelhantes nos consoles, é surpreendente ver que as lições simplesmente não estão sendo aprendidas.

No Xbox Series X vemos uma situação similar, com quedas constantes entre 45-60fps no modo performance. O console da Microsoft ainda consegue ter um framerate pior que o PS5, ficando cerca de 5-8fps abaixo em performance. No entanto, o Xbox consegue lidar com quedas de forma melhor, já que seu VRR possui um alcance maior que o PS5. No modo Ray Tracing, o Series X também vê uma grande queda, muitas vezes abaixo dos 30fps.

Já no Series S, a resolução dinâmica costuma rodar geralmente no valor mínimo de 1008p. As quedas de framete costumam ficar na faixa de 45fps ou menor, o que significa que pode acabar saindo da zona de segurança do VRR de até 40fps.

Por fim, no PC o canal afirma que não houve “mudanças técnicas de formas significativas", rodando da mesma forma que no lançamento. O jogo continua limitado a 60fps, sem suporte a ultrawide, pop-in nas sombras quando o ray tracing está ativado e sem adição de DLSS e outras tecnologias de upscaling.

Os problemas de framerate devido ao uso da CPU também continuam presentes ao explorar o mundo. Embora seja raro, ainda existem quedas de framerate para 0fps, as quais aconteceram na DLC em testes usando Ryzen 5 3600 e Core i9 10900K. "No geral, é decepcionante não ver nenhum progresso real na versão de PC nos últimos anos", comentou o canal.

Fonte: Eurogamer
Vinicius
Vinicius #VSDias55
Equipe do Site, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por el_asesino,