Shadow of the Erdtree continua com os mesmos problemas do jogo base, afirma Digital Foundry
Recentemente tivemos o lançamento da aguardada expansão Shadow of the Erdtree para Elden Ring. Apesar da recepção bastante positiva do jogo, parece que tecnicamente o jogo continua com alguns problemas.
Com o jogo base tendo sido lançado com problemas técnicos tanto no PC quanto consoles, era esperado que dois anos depois a DLC trouxesse melhorias. No entanto, de acordo com o canal Digital Foundry, os problemas persistem.
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No PS5, as constantes quedas abaixo de 60fps continuam acontecendo no modo performance, mesmo rodando em uma resolução dinâmica. Em algumas áreas o jogo costuma ficar constantemente na casa dos 50fps, o que ao menos TVs com VRR conseguem disfarçar. No entanto, locais mais exigentes chegam a ter quedas para 40fps, o que começa a ser notável para o jogador.
Mesmo no modo com Ray Tracing as quedas continuam sendo constantes, em alguns casos caindo até para menos de 30fps. O FPS baixo também faz com que o VRR não seja viável para ajudar.
No Xbox Series X vemos uma situação similar, com quedas constantes entre 45-60fps no modo performance. O console da Microsoft ainda consegue ter um framerate pior que o PS5, ficando cerca de 5-8fps abaixo em performance. No entanto, o Xbox consegue lidar com quedas de forma melhor, já que seu VRR possui um alcance maior que o PS5. No modo Ray Tracing, o Series X também vê uma grande queda, muitas vezes abaixo dos 30fps.
Já no Series S, a resolução dinâmica costuma rodar geralmente no valor mínimo de 1008p. As quedas de framete costumam ficar na faixa de 45fps ou menor, o que significa que pode acabar saindo da zona de segurança do VRR de até 40fps.
Por fim, no PC o canal afirma que não houve “mudanças técnicas de formas significativas", rodando da mesma forma que no lançamento. O jogo continua limitado a 60fps, sem suporte a ultrawide, pop-in nas sombras quando o ray tracing está ativado e sem adição de DLSS e outras tecnologias de upscaling.
Os problemas de framerate devido ao uso da CPU também continuam presentes ao explorar o mundo. Embora seja raro, ainda existem quedas de framerate para 0fps, as quais aconteceram na DLC em testes usando Ryzen 5 3600 e Core i9 10900K. "No geral, é decepcionante não ver nenhum progresso real na versão de PC nos últimos anos", comentou o canal.